Presidentes da

União de Educação e Cultura Gildasio Amado



1º Presidente: Antônio Carlos Antolini (Juiz da Vara dos Registros Públicos de Vitória).

"A história dessa instituição foi escrita com letras da cor de sangue", diz o magistrado, numa referência às dificuldades enfrentadas para a criação da instituição de ensino. "Deus intercedeu em favor de todos nós, valeu a "guerra" que significa hoje um patrimônio da sociedade colatinense", acrescenta o juiz Antônio Carlos Antolini. Ele se apresenta como colaborador durante uma década, enaltecendo o trabalho empreendedor de Pergentino de Vasconcellos para consolidar o vigoroso projeto educacional que hoje atende Colatina e outros municípios capixabas.



2º presidente: Dirceu João Pagani - in memoriam (Advogado e professor).

Inteligente, sensível, um profissional exemplar, ele contribuiu para que os jovens de Colatina e região pudessem ter, perto deles, um ensino superior de alto nível.

Além da advocacia, a vida de Dirceu João Pagani esteve sempre ligada à educação. Foi diretor da Escola de 1º e 2º Graus Conde de Linhares, diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (FAFIC), primeiro diretor da antiga Faculdade de Direito de Colatina (FADIC ) hoje incorporada à UNESC, onde também lecionou Direito Civil durante duas décadas.

Dr. Dirceu, como era carinhosamente chamado, destacou-se como professor, através de ações que valorizaram o ensino superior. Foi um homem que, sem dúvidas, cumpriu sua missão muito bem. Sua vida foi sempre pautada pela honestidade, ostentando sempre a fé e a esperança, virtudes dos homens que se fazem respeitar e conquistar um lugar na história e no coração dos demais.

Ocupou cargos importantes em Colatina, destacando-se o de Promotor Substituto e Procurador da Prefeitura Municipal. Dirceu Pagani casou-se em 1946, com Dona Elisa Cândida Lacerda Pagani, com quem teve três filhos: Antonio e Raul Pagani e Marilia Pagani.

Dirceu João Pagani faleceu em 24 de dezembro de 1991.



3º presidente: Sebastião Camilo de Araújo Filho (Médico Legista e Professor).

"A FGA (agora, União de Educação e Cultura Gildasio Amado) é para Colatina, bem como para o Espírito Santo, um marco importante, visto que em seus 30 anos de existência, deu oportunidade a milhares de pessoas para adquirirem um curso superior. Cabe ressaltar que muitos deles ocupam lugar de destaque não só no nosso Estado como por vários Estados deste imenso Brasil.

Hoje, aquilo que parecia impossível tornou-se realidade, juntando-se ao curso de Direito mais quatro cursos de nível superior, estendendo, desta maneira, suas hastes para a formação profissional daqueles que visam um futuro melhor".


Atual presidenta: Ilária Rossi de Vasconcellos. (Professora)

"Dona Ilária", como é chamada, sempre teve uma participação ativa na instituição de ensino, tornando-se uma espécie de "mãe" dos alunos. Carinhosa, enérgica quando necessário, conquistou ao longo desses 30 anos, respeito e admiração dos estudantes. Católica fervorosa, criou uma capela para reflexão espiritual da clientela estudantil. Também fez surgir o Coral que encanta onde se apresenta. "Nosso propósito é fazer uma instituição de ensino que, além do aprendizado em sala de aula, possa oferecer aos alunos algo mais. Temos trabalhado nesse rumo, daí o reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido".